Grupos de Trabalho - GT's



GRUPOS DE TRABALHO (GT)

1- O LIMIAR TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DAS LICENCIATURAS
EMENTA:
Partindo do pressuposto que a pesquisa é uma atividade de extrema importância na formação docente se faz necessário pensar em educação além da reprodução de modelos, considerando o papel ativo do professor na constituição de métodos de ensino que inteirem teoria e prática no contexto de sala de aula. Com essa perspectiva o GT pretende receber trabalhos de pesquisa e relatos de experiências que contribuam para o conhecimento teórico e prático da educação.
PROPONENTES:
Prof. Me. Ananias Agostinho da Silva; Profª. Ma. Ariane Benício de Sá

2- AS POLITICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR: O DITO E O FAZER
EMENTA:
As políticas de inclusão no ensino regular . Concepções sobre os marcos legais para a inclusão – O papel do estado  nas políticas públicas de inclusão – Experiências docente na sala de aula do ensino regular com alunos especiais.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Antonia Morais Leite; Graduando Djeffeson Calebe Lucas

3- LUDICIDADE, LITERATURA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO
EMENTA:
Este GT pretende congregar trabalhos que analisam a ludicidade na prática escolar, a partir  de diversas vertentes teóricas, bem como socializar  trabalhos que envolvam narrativas literárias dos diversos  públicos leitores infantil, juvenil e adulto. Além disso, procuraremos discutir  sobre práticas de Letramento, considerando esse processo em sua amplitude.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Maria da Luz Duarte Leite Silva; Prof. Esp. Iure Coutre Gurgel

4- POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
EMENTA:
Este grupo aceita trabalhos que envolvam as discussões em políticas públicas e gestão da educação básica que se inserem nos campos da gestão democrática da escola, formação de professores, educação do campo e educação infantil.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Gercina Dalva; Profª. Ma. Francisca Edilma B. S. Aureliano; Profª. Ma. Antonia Morais Leite; Prof. Esp. Escolástico Pauino Filho; Prof. Ma. Maria Ghisleny de Paiva Brasil

5- EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS EXITOSAS: INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
EMENTA:
O GT tem como objetivo principal discutir as mais diversas propostas de trabalho que dão visibilidade a experiências de trabalhos exitosos com a leitura, principalmente a literária, que tenham como intuito promover o acesso e à formação leitora, tanto em espaços escolares como em espaços não escolares, para público de qualquer idade (crianças, jovens, adultos e idosos). Os trabalhos poderão ser resultados de estudos, pesquisas, extensão, estágio supervisionado, PIBIDs, Pontos de Leitura do MinC, sendo iniciativas que envolvam ou não as novas tecnologias, desde que tenham como foco a interação e  mediação em formação de leitores.
PROPONENTES:
Profª Ma. Maria Gorete Paulo Torres; Profª. Dra. Maria Lucia Pessoa Sampaio; Profª Ma. Larissa Cristina Viana Lopes

6- LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO FATOR LIBERTADOR: ATORES SOCIAIS.
EMENTA:
A grande busca pela consciência de si é um fator inerente à edificação do homem livre, para abrir nossos olhos mediante o autoconhecimento é necessário que fatores como a construção da identidade, a autonomia e os processos de socialização estejam presentes no cotidiano do homem desde a mais tenra infância. É preciso que, nas práticas educativas, haja uma interação de todos esses processos libertários para a construção de um cidadão livre, capaz de pensar, agir e refletir acerca da diversidade apresentada pelas sociedades. Um dos elementos inerentes a essas práticas e que  ajudam a proporcionar essa contrução é a leitura, pois na literatura apresentada a crianças e adolescentes encontramos, o que consideramos ser o principal fator libertador para a consciência de si, o educar para a sensibilidade. Este GT se propõe a acolher trabalhos, pesquisas e estudos onde os espectadores de narrativas infanto-juvenis enquanto atores sociais sejam protagonistas da prática educativa com a literatura infantil. Possamos, ainda, discutir a adequação do conteúdo inconsciente às fantasias conscientes, arquétipos inerentes às narrativas literárias, arriscando compreender como os contos ajudam a lidar com as dificuldades internas abrindo as portas, possivelmente em definitivo, para as camadas de valor produzidas pelas narrativas e que lhes são inesgotáveis.
PROPONENTES:
Hudson H. Holanda de Medeiros; Djeffeson Calebe Lucas

7- O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS
EMENTA:
Descrever a importância do estágio para a formação docente, como meio de conhecer a realidade escolar, a partir de uma visão dialética capaz de superar a fragmentação entre teoria e prática, visando à formação da identidade profissional através da reflexão, do diálogo e da intervenção. Estágio curricular, obrigatório, na graduação. Estágio não curricular, promovido por diferentes instituições formativas. A discussão acerca da formação do professor. Profissionais qualificados, compromissados e valorizados.
PROPONENTE:
Profª. Esp. Carliana Moura Dutra

8- A DOCÊNCIA NO PIBID: APRENDIZAGENS DO FAZER PEDAGÓGICO
O grupo objetiva socializar experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, a fim de fortalecer o processo de iniciação do graduando, na prática docente. Nessa perspectiva, aceitará trabalhos desenvolvidos, na escola e na universidade, que priorizem a compreensão da função docente, nesses espaços, tendo como foco a aprendizagem do fazer pedagógico, na perspectiva do ser professor. Os trabalhos devem estar voltados para a implantação de práticas pedagógicas inovadoras no exercício da docência, como também para a reflexão sobre as práticas que se desenvolvem nos processos formativos, que resultem no fortalecimento da formação em nível superior e sua relação com a educação básica.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Soraya Nunes dos Santos Pereira
Profª. Ma. Antonia Sueli da Silva Gomes Temóteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário