GRUPOS
DE TRABALHO (GT)
1-
O LIMIAR TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DAS
LICENCIATURAS
EMENTA:
Partindo do pressuposto
que a pesquisa é uma atividade de extrema importância na formação docente se
faz necessário pensar em educação além da reprodução de modelos, considerando o papel ativo do professor na constituição
de métodos de ensino que inteirem teoria e prática no contexto de sala de aula.
Com essa perspectiva o
GT pretende receber trabalhos de pesquisa e relatos de experiências que
contribuam para o conhecimento teórico e prático da educação.
PROPONENTES:
Prof.
Me. Ananias Agostinho da Silva; Profª. Ma. Ariane Benício de Sá
2-
AS
POLITICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR: O DITO E O FAZER
EMENTA:
As
políticas de inclusão no ensino regular . Concepções sobre os marcos legais
para a inclusão – O papel do estado nas
políticas públicas de inclusão – Experiências docente na sala de aula do ensino
regular com alunos especiais.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Antonia
Morais Leite; Graduando Djeffeson Calebe Lucas
3- LUDICIDADE,
LITERATURA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO
EMENTA:
Este GT pretende
congregar trabalhos que analisam a ludicidade na prática escolar, a
partir de diversas vertentes teóricas, bem como socializar
trabalhos que envolvam narrativas literárias dos diversos públicos
leitores infantil, juvenil e adulto. Além disso, procuraremos discutir
sobre práticas de Letramento, considerando esse processo em sua amplitude.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Maria da Luz
Duarte Leite Silva; Prof. Esp. Iure Coutre Gurgel
4- POLÍTICA E GESTÃO
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
EMENTA:
Este grupo aceita trabalhos que envolvam as discussões em políticas
públicas e gestão da educação básica que se inserem nos campos da gestão
democrática da escola, formação de professores, educação do campo e educação
infantil.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Gercina
Dalva; Profª. Ma. Francisca Edilma B. S. Aureliano; Profª. Ma. Antonia Morais Leite; Prof. Esp. Escolástico Pauino Filho; Prof. Ma. Maria Ghisleny de Paiva Brasil
5- EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS EXITOSAS: INTERAÇÃO E
MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
EMENTA:
O GT tem como objetivo
principal discutir as mais diversas propostas de trabalho que dão visibilidade
a experiências de trabalhos exitosos com a leitura, principalmente a literária,
que tenham como intuito promover o acesso e à formação leitora, tanto em espaços
escolares como em espaços não escolares, para público de qualquer idade
(crianças, jovens, adultos e idosos). Os trabalhos poderão ser resultados de
estudos, pesquisas, extensão, estágio supervisionado, PIBIDs, Pontos de Leitura
do MinC, sendo iniciativas que envolvam ou não as novas tecnologias, desde que
tenham como foco a interação e mediação em
formação de leitores.
PROPONENTES:
Profª Ma. Maria Gorete
Paulo Torres; Profª. Dra. Maria Lucia Pessoa Sampaio; Profª Ma. Larissa
Cristina Viana Lopes
6- LITERATURA
INFANTO-JUVENIL COMO FATOR LIBERTADOR: ATORES SOCIAIS.
EMENTA:
A grande busca pela
consciência de si é um fator inerente à edificação do homem livre, para abrir
nossos olhos mediante o autoconhecimento é necessário que fatores como a
construção da identidade, a autonomia e os processos de socialização estejam
presentes no cotidiano do homem desde a mais tenra infância. É preciso que, nas
práticas educativas, haja uma interação de todos esses processos libertários
para a construção de um cidadão livre, capaz de pensar, agir e refletir acerca
da diversidade apresentada pelas sociedades. Um dos elementos inerentes a essas
práticas e que ajudam a proporcionar
essa contrução é a leitura, pois na literatura apresentada a crianças e
adolescentes encontramos, o que consideramos ser o principal fator libertador
para a consciência de si, o educar para a sensibilidade. Este GT se propõe a
acolher trabalhos, pesquisas e estudos onde os espectadores de narrativas
infanto-juvenis enquanto atores sociais sejam protagonistas da prática
educativa com a literatura infantil. Possamos, ainda, discutir a adequação do
conteúdo inconsciente às fantasias conscientes, arquétipos inerentes às
narrativas literárias, arriscando compreender como os contos ajudam a lidar com
as dificuldades internas abrindo as portas, possivelmente em definitivo, para
as camadas de valor produzidas pelas narrativas e que lhes são inesgotáveis.
PROPONENTES:
Hudson H. Holanda de
Medeiros; Djeffeson
Calebe Lucas
7- O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE:
DIFICULDADES E PERSPECTIVAS
EMENTA:
Descrever a importância
do estágio para a formação docente, como meio de conhecer a realidade escolar,
a partir de uma visão dialética capaz de superar a fragmentação entre teoria e
prática, visando à formação da identidade profissional através da reflexão, do
diálogo e da intervenção. Estágio curricular, obrigatório, na graduação.
Estágio não curricular, promovido por diferentes instituições formativas. A
discussão acerca da formação do professor. Profissionais qualificados,
compromissados e valorizados.
PROPONENTE:
Profª. Esp. Carliana
Moura Dutra
8- A DOCÊNCIA NO PIBID:
APRENDIZAGENS DO FAZER PEDAGÓGICO
O grupo objetiva
socializar experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência – PIBID, a fim de fortalecer o processo de iniciação do
graduando, na prática docente. Nessa perspectiva, aceitará trabalhos
desenvolvidos, na escola e na universidade, que priorizem a compreensão da
função docente, nesses espaços, tendo como foco a aprendizagem do fazer
pedagógico, na perspectiva do ser professor. Os trabalhos devem estar voltados
para a implantação de práticas pedagógicas inovadoras no exercício da docência,
como também para a reflexão sobre as práticas que se desenvolvem nos processos
formativos, que resultem no fortalecimento da formação em nível superior e sua
relação com a educação básica.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Soraya Nunes
dos Santos Pereira
Profª. Ma. Antonia
Sueli da Silva Gomes Temóteo
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