MINICURSOS
1- O TRABALHO COM O TEXTO NA SALA DE
AULA – Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
O
minicurso pretende
apresentar possibilidades práticas e didáticas de trabalho com o texto em sala
de aula. Haverá discussão sobre os
elementos que caracterizam um texto, bem como os fatores que interferem na
textualidade e nos processos de textualização. Questões relacionadas aos
gêneros textuais e a construção de propostas de produção de textos em sala de
aula também fazem parte da programação.
PROPONENTES:
Prof. Me. Ananias Agostinho da
Silva; Profª. Ma. Ariane Benício de Sá
2- MÚSICA,
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: BRASILEIRAS – Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
A sociedade e a educação estão
diretamente ligadas, entrelaçadas sem uma ordem de início, em constante
movimento, marcadas por evoluções, demandas e também a música que é uma das
artes mais antigas. A música diz muito sobre o momento, os movimentos sociais e
os grupos ao qual atenta. Este minicurso pretende traçar diálogos e possíveis
debates sobre sociedade e educação utilizando a música como instrumento
socioeducativo no panorama recente da história brasileira.
PROPONENTES:
Djeffeson Calebe
Lucas; Hudson H. Holanda de Medeiros; Atson Pereira Suassuna
3- A PERFORMANCE NA LITERATURA: O QUE É COMO
SE FAZ – Carga-Horária: 08 h/a
EMENTA:
Como a performance representa o corpo em movimento, consideramos a
importância de ministrarmos o minicurso: “A
performance na Literatura: o que e
como se faz.” como forma de
apresentar a vivacidade em obras literárias. O que nos faz lembrar os
postulados de Beigui (2011), quando apresenta que a escrita performática na
leitura literária é uma desaprendizagem, por permutar citações aparentemente
desarmônicas, por isso, pouco compreendida pela crítica da tradição do “belo” e
da “forma”, o que vem ajudar a compreender a formação do sujeito. Por fim,
pretendemos discutir a performance nas figuras dramáticas da Literatura
brasileira, especificamente em Clarice Lispector e Monteiro Lobato.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Maria
da Luz Duarte Leite Silva; Grad. Felipêncio Gomes dos Santos Júnior; Grad.
Lucélia Lopes Santos
4- LITERATURA NA
ESCOLA: DISCUTINDO POESIA, RACISMO E LETRAMENTO
Carga-Horária:
04 h/a
EMENTA:
A significância da Literatura nos
estabelecimentos de ensino formal. A utilização da poesia na formação de
Leitores. Análise de personagens negros na Literatura brasileira
infanto-juvenil. Literatura infantil como possibilidade de Letramento.
PROPONENTES:
Grad.
Felipêncio Gomes dos Santos Júnior;
Grad. Carla Aline de Araújo Nascimento; Grad. Lucélia Lopes Santos
5- O DISCURSO DAS
DIFERENÇAS NA LITERATURA INFANTIL: CAMINHOS!
Carga-Horária:
04 h/a
EMENTA:
A compreensão da afirmação das diferenças
como fator determinante da diversidade, tem sido uma temática de fácil
abordagem atualmente. Para as ciências educacionais, como a pedagogia, não
seria diferente, o que sentimos na realidade são as dificuldades impostas aos
profissionais para a exposição dessa temática ao universo infantil. Este
minicurso propõe a discussão das práticas na “hora do conto”, tendo o discurso
literário como aquele em que, além de entreter e proporcionar prazer ao
espectador, também, forma atores sociais no que concerne à compreensão e
estabilização das diferenças. Compreendemos ainda que, os leitores/ouvintes
formados através da perspectiva do discurso literário, são nascentes frutíferas
dos ideais vivenciados em quaisquer épocas da história, bem como
influenciadores destas transmitindo-as a polissemia de suas leituras,
buscaremos através dessa rede de compreensões, desmistificar o paradigma da
diversidade por intermédio dos contos de fadas infantis.
PROPONENTES:
Prof. Hudson H.
Holanda de Medeiros; Grad. Djeffeson Calebe Lucas
6- LETRAMENTO:
UMA RESSIGNIFICAÇÃO NÃO ESCOLAR – Carga-Horária: 08 h/a
EMENTA:
Neste minicurso pretendemos abrir
discursões sobre o letramento numa perspectiva não apenas escolar, mas sim
atentando para a ressignificação do letramento fora da escola.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Maria
da Luz Duarte leite Silva; Prof. Esp. Iure Coutre Gurgel
7- PIBID: UMA PESPECTIVA DE
TRANSFORMAÇÃO E CONHECIMENTO EDUCACIONAL – Carga-horária: 04 h/a
EMENTA:
O minicurso pretende proporcionar uma discussão
sobre os diferentes conceitos do programa de bolsas e iniciação a docência
(PIBID) bem como se dá a interação destas pessoas nos espaços escolares,
universidade e sociedade proporcionando uma melhor reflexão sobre as
experiências já vivenciadas ou perspectivas de como serão, permitindo assim uma
discussão ampla que garante troca de informações e aprendizado sobre o tema em estudo.
PROPONENTES:
Grad. Ranielly Pereira
de Moura; Grad. Janielly Pereira
de Moura; Grad. Elizomara Elias;
Grad. Aldeniza de
Medeiros
8- LITERATURA E FORMAÇÃO HUMANA Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
O
minicurso se propõe discutir a importância da literatura para nossa formação
(leitora, no âmbito mais específico, e humana, no sentido geral), tendo em
vista que nos tornamos quem somos através das experiências assimiladas, da
alteridade, do conflito com as ocorrências, e este processo deixa pra trás a
dimensão pedagógica para dar lugar a dimensão ética ou existencial. A
literatura forma e educa, embora não o faça baseada no que diz a pedagogia
oficial, mas humaniza porque de forma livre nos faz viver. Buscamos a ampliar a
visão sobre literatura enquanto função/papel na vida das pessoas que dela se
apropriam.
PROPONENTES:
Profª.
Ma. Larissa Cristina Viana Lopes; Profª. Ma. Maria Gorete Paulo Torres
OFICINAS
1- A informática na educação: O uso do geogebra como
ferramenta na aprendizagem matemática - Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
GeoGebra é um aplicativo de matemática dinâmica que
combina conceitos de geometria e álgebra em uma única interface gráfica. O
programa permite realizar construções geométricas com a utilização de pontos,
retas, segmentos de reta, polígonos etc., assim como permite inserir funções e
alterar todos esses objetos dinamicamente, após a construção estar finalizada.
Equações e coordenadas também podem ser diretamente inseridas. Portanto, o
GeoGebra é capaz de lidar com variáveis para números, pontos, vetores, derivar
e integrar funções, e ainda oferecer comandos para se encontrar raízes e pontos
extremos de uma função. O software geogebra como ferramenta de ensino da
matemática tem grande relevância, haja vista que com ele o aluno consegue
desenvolver mais amplamente, conceitos sobre a disciplina que antes não era
possível aprimorá-los com tanta clareza, já que os métodos de ensino
geralmente usados não dispõem de tantas
riquezas, no que diz respeito à visualização e assimilação dos conteúdos.
PROPONENTES:
Grad.
Antônio Glarmeson Fernandes; Grad. Francisco Das Chagas Gomes Oliveira; Grad. Jonnata Tavares da Silva
2-
USANDO O MS WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS - Carga-Horária:
04 h/a
EMENTA:
A presente
oficina se propõe a ensinar como fazer usa as normas da Associação Brasileira
de Normas Técnicas – ABNT para trabalhos científicos no software de edição de
texto Microsoft Office Word em sua versão 2010, dento em mente que este é o
mais utilizado para tal, bem como as dificuldades que várias pessoas tem em
criar sumários, paginação, margens, dentre outras formatações imprescindíveis
para a vida acadêmica.
Obs.:
Para a participação da oficina é de suma importância que o inscrito faça porte
de um notebook/netbook, pois todas as atividades serão práticas.
PROPONENTE:
Grad.
Djeffeson Calebe Lucas
3-
JOGOS MATEMÁTICOS Carga-Horária: 08 h/a
EMENTA:
História dos
jogos matemáticos; Mostrar alguns jogos matemáticos mais antigos como jogo do
nim, mancala, cubo lógico, etc; Jogo da Roleta dos números; Jogo da memória;
Jogo tangram; jogos descobrir a sequencia dos números; Jogo do adivinhador de
números e a diferencia dos jogos de hoje e os mais antigos.
PROPONENTES:
Grad.
Francisco Wilton Alves de Oliveira; Grad. Júlio
César de França Bezerra
EMENTA:
Objetivamos com
essa oficina oferecer ao público algumas estratégias que viabilizam o trabalho
com as quatro artes indicadas pelo PCN de Arte, como fundamentais para a
aprendizagem da criança. Assim, em oito horas, realizaremos quatro mine
oficinas (propostas de trabalhos), a saber: i) “Artes visuais” que tem como
objetivo demonstrar que podemos levar a criança a construir conhecimentos
diversos através do contato com as artes visuais. ii) “Abram-se as cortinas que
a alegria do teatro vai entrar em cena” que apresenta o teatro como arte que
contribui para o processo de ensino aprendizagem de forma prazerosa e criativa.
iii) “A música em sala de aula: possibilidades de aprendizagem infantil” a qual
demonstrará as contribuições da música ao processo educacional de crianças. iv)
“A dança na escola: uma contribuição na aprendizagem infantil” que propõe um
ensino de arte, tendo a dança como estratégia que contribui para a interação, o
fazer, a apreciação, a contextualização e construção do conhecimento. Vale salientar que as atividades nesta
oficina serão desenvolvidas em conjunto com alunos graduandos do Curso de
Pedagogia do Departamento de Educação do CAP/UERN.
PROPONENTES:
Profª.
Ma. Maria Gorete Paulo Torres e alunos do 8º per. de Pedagogia/CAP
Bom dia os organizadores do I colóquio PIBID/CAP/UERN.
ResponderExcluirParabéns! O blog está perfeito, estou convicta que tudo dará certo.