Minicursos e Oficinas

MINICURSOS


1- O TRABALHO COM O TEXTO NA SALA DE AULA – Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
O minicurso pretende apresentar possibilidades práticas e didáticas de trabalho com o texto em sala de aula. Haverá discussão sobre os elementos que caracterizam um texto, bem como os fatores que interferem na textualidade e nos processos de textualização. Questões relacionadas aos gêneros textuais e a construção de propostas de produção de textos em sala de aula também fazem parte da programação.
PROPONENTES:
Prof. Me. Ananias Agostinho da Silva; Profª. Ma. Ariane Benício de Sá


2- MÚSICA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: BRASILEIRAS – Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
A sociedade e a educação estão diretamente ligadas, entrelaçadas sem uma ordem de início, em constante movimento, marcadas por evoluções, demandas e também a música que é uma das artes mais antigas. A música diz muito sobre o momento, os movimentos sociais e os grupos ao qual atenta. Este minicurso pretende traçar diálogos e possíveis debates sobre sociedade e educação utilizando a música como instrumento socioeducativo no panorama recente da história brasileira.
PROPONENTES:
Djeffeson Calebe Lucas; Hudson H. Holanda de Medeiros; Atson Pereira Suassuna


3- A PERFORMANCE NA LITERATURA: O QUE É COMO SE FAZ – Carga-Horária: 08 h/a
EMENTA:
Como a performance representa o corpo em movimento, consideramos a importância de ministrarmos o minicurso: “A performance na Literatura: o que e como se faz.”  como forma de apresentar a vivacidade em obras literárias. O que nos faz lembrar os postulados de Beigui (2011), quando apresenta que a escrita performática na leitura literária é uma desaprendizagem, por permutar citações aparentemente desarmônicas, por isso, pouco compreendida pela crítica da tradição do “belo” e da “forma”, o que vem ajudar a compreender a formação do sujeito. Por fim, pretendemos discutir a performance nas figuras dramáticas da Literatura brasileira, especificamente em Clarice Lispector e Monteiro Lobato.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Maria da Luz Duarte Leite Silva; Grad. Felipêncio Gomes dos Santos Júnior; Grad. Lucélia Lopes Santos


4- LITERATURA NA ESCOLA: DISCUTINDO POESIA, RACISMO E LETRAMENTO
Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
A significância da Literatura nos estabelecimentos de ensino formal. A utilização da poesia na formação de Leitores. Análise de personagens negros na Literatura brasileira infanto-juvenil. Literatura infantil como possibilidade de Letramento.
PROPONENTES:
Grad. Felipêncio  Gomes dos Santos Júnior; Grad. Carla Aline de Araújo Nascimento; Grad. Lucélia Lopes Santos


5- O DISCURSO DAS DIFERENÇAS NA LITERATURA INFANTIL: CAMINHOS!
Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
A compreensão da afirmação das diferenças como fator determinante da diversidade, tem sido uma temática de fácil abordagem atualmente. Para as ciências educacionais, como a pedagogia, não seria diferente, o que sentimos na realidade são as dificuldades impostas aos profissionais para a exposição dessa temática ao universo infantil. Este minicurso propõe a discussão das práticas na “hora do conto”, tendo o discurso literário como aquele em que, além de entreter e proporcionar prazer ao espectador, também, forma atores sociais no que concerne à compreensão e estabilização das diferenças. Compreendemos ainda que, os leitores/ouvintes formados através da perspectiva do discurso literário, são nascentes frutíferas dos ideais vivenciados em quaisquer épocas da história, bem como influenciadores destas transmitindo-as a polissemia de suas leituras, buscaremos através dessa rede de compreensões, desmistificar o paradigma da diversidade por intermédio dos contos de fadas infantis.
PROPONENTES:
Prof. Hudson H. Holanda de Medeiros; Grad. Djeffeson Calebe Lucas


6- LETRAMENTO: UMA RESSIGNIFICAÇÃO NÃO ESCOLAR – Carga-Horária: 08 h/a
EMENTA:
Neste minicurso pretendemos abrir discursões sobre o letramento numa perspectiva não apenas escolar, mas sim atentando para a ressignificação do letramento fora da escola.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Maria da Luz Duarte leite Silva; Prof. Esp. Iure Coutre Gurgel


7- PIBID: UMA PESPECTIVA DE TRANSFORMAÇÃO E CONHECIMENTO EDUCACIONAL – Carga-horária: 04 h/a
EMENTA:
O minicurso pretende proporcionar uma discussão sobre os diferentes conceitos do programa de bolsas e iniciação a docência (PIBID) bem como se dá a interação destas pessoas nos espaços escolares, universidade e sociedade proporcionando uma melhor reflexão sobre as experiências já vivenciadas ou perspectivas de como serão, permitindo assim uma discussão ampla que garante troca de informações e aprendizado sobre o tema em estudo.
PROPONENTES:
Grad. Ranielly Pereira de Moura; Grad. Janielly Pereira de Moura; Grad. Elizomara Elias; Grad. Aldeniza de Medeiros


8- LITERATURA E FORMAÇÃO HUMANA Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
O minicurso se propõe discutir a importância da literatura para nossa formação (leitora, no âmbito mais específico, e humana, no sentido geral), tendo em vista que nos tornamos quem somos através das experiências assimiladas, da alteridade, do conflito com as ocorrências, e este processo deixa pra trás a dimensão pedagógica para dar lugar a dimensão ética ou existencial. A literatura forma e educa, embora não o faça baseada no que diz a pedagogia oficial, mas humaniza porque de forma livre nos faz viver. Buscamos a ampliar a visão sobre literatura enquanto função/papel na vida das pessoas que dela se apropriam.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Larissa Cristina Viana Lopes; Profª. Ma. Maria Gorete Paulo Torres

 OFICINAS

1- A informática na educação: O uso do geogebra como ferramenta na aprendizagem matemática - Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
GeoGebra  é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra em uma única interface gráfica. O programa permite realizar construções geométricas com a utilização de pontos, retas, segmentos de reta, polígonos etc., assim como permite inserir funções e alterar todos esses objetos dinamicamente, após a construção estar finalizada. Equações e coordenadas também podem ser diretamente inseridas. Portanto, o GeoGebra é capaz de lidar com variáveis para números, pontos, vetores, derivar e integrar funções, e ainda oferecer comandos para se encontrar raízes e pontos extremos de uma função. O software geogebra como ferramenta de ensino da matemática tem grande relevância, haja vista que com ele o aluno consegue desenvolver mais amplamente, conceitos sobre a disciplina que antes não era possível aprimorá-los com tanta clareza, já que os métodos de ensino geralmente  usados não dispõem de tantas riquezas, no que diz respeito à visualização e assimilação dos conteúdos.
PROPONENTES:
Grad. Antônio Glarmeson Fernandes; Grad. Francisco Das Chagas Gomes Oliveira;  Grad. Jonnata Tavares da Silva

 2- USANDO O MS WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS - Carga-Horária: 04 h/a
EMENTA:
A presente oficina se propõe a ensinar como fazer usa as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para trabalhos científicos no software de edição de texto Microsoft Office Word em sua versão 2010, dento em mente que este é o mais utilizado para tal, bem como as dificuldades que várias pessoas tem em criar sumários, paginação, margens, dentre outras formatações imprescindíveis para a vida acadêmica.

Obs.: Para a participação da oficina é de suma importância que o inscrito faça porte de um notebook/netbook, pois todas as atividades serão práticas.
 PROPONENTE:
Grad. Djeffeson Calebe Lucas
  
3- JOGOS MATEMÁTICOS Carga-Horária: 08 h/a
EMENTA:
História dos jogos matemáticos; Mostrar alguns jogos matemáticos mais antigos como jogo do nim, mancala, cubo lógico, etc; Jogo da Roleta dos números; Jogo da memória; Jogo tangram; jogos descobrir a sequencia dos números; Jogo do adivinhador de números e a diferencia dos jogos de hoje e os mais antigos.
PROPONENTES:
Grad. Francisco Wilton Alves de Oliveira; Grad. Júlio César de França Bezerra

 4- O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Carga-Horária: 08 h/a
EMENTA:
Objetivamos com essa oficina oferecer ao público algumas estratégias que viabilizam o trabalho com as quatro artes indicadas pelo PCN de Arte, como fundamentais para a aprendizagem da criança. Assim, em oito horas, realizaremos quatro mine oficinas (propostas de trabalhos), a saber: i) “Artes visuais” que tem como objetivo demonstrar que podemos levar a criança a construir conhecimentos diversos através do contato com as artes visuais. ii) “Abram-se as cortinas que a alegria do teatro vai entrar em cena” que apresenta o teatro como arte que contribui para o processo de ensino aprendizagem de forma prazerosa e criativa. iii) “A música em sala de aula: possibilidades de aprendizagem infantil” a qual demonstrará as contribuições da música ao processo educacional de crianças. iv) “A dança na escola: uma contribuição na aprendizagem infantil” que propõe um ensino de arte, tendo a dança como estratégia que contribui para a interação, o fazer, a apreciação, a contextualização e construção do conhecimento.  Vale salientar que as atividades nesta oficina serão desenvolvidas em conjunto com alunos graduandos do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação do CAP/UERN.
PROPONENTES:
Profª. Ma. Maria Gorete Paulo Torres e alunos do 8º per. de Pedagogia/CAP

Um comentário:

  1. Bom dia os organizadores do I colóquio PIBID/CAP/UERN.
    Parabéns! O blog está perfeito, estou convicta que tudo dará certo.

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